Hoje
Lua Hoje
82%
Lua Hoje
Para adicionar aos favoritos:
Pressione Ctrl + D.

Carnaval

Tempo restante:
368 dias 8:42:17

O Carnaval no Brasil é uma festa vibrante e colorida que atrai milhões de pessoas todos os anos. Com suas raízes profundas na cultura brasileira, o Carnaval é uma celebração cheia de música, dança, desfiles de escolas de samba, e festividades animadas. As ruas ganham vida com fantasias extravagantes, música envolvente e uma atmosfera de alegria contagiante.

É um momento em que as tradições culturais se fundem com a paixão pela celebração, tornando o Carnaval uma experiência única e inesquecível no coração do Brasil.


Carnaval


O Carnaval é uma celebração de data móvel obrigatoriamente comemorada numa terça-feira, e que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa. Na verdade, o Carnaval compreende vários dias de folia, começando pelo fim de semana que antecede a terça de carnaval.
No Rio de Janeiro, o Carnaval é feriado estadual, conforme a Lei nº 5243, de 14 de maio de 2008.





História do Carnaval no Brasil

O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras. O surgimento das sociedades carnavalescas contribuiu para a popularização da festa entre as camadas pobres.


Carnaval


A partir do século XX, a popularização da festa contribuiu para o surgimento do samba, estilo musical muito influenciado pela cultura africana, e do desfile das escolas de samba, evento que acabou sendo oficializado com apoio governamental. Nesse período, o Carnaval assumiu a sua posição de maior festa popular do Brasil.


Carnaval


O Carnaval é uma festa que surgiu, durante a Idade Média, em relação direta com o cristianismo. Alguns historiadores, no entanto, buscam encontrar as origens mais remotas que nos ajudem a entender algumas de suas práticas. Assim, o Carnaval pode ter surgido oficialmente na Idade Média, mas alguns elementos da festa foram herdados de celebrações da antiguidade.

Esses elementos antigos foram herdados de celebrações de diferentes povos, destacando-se os mesopotâmicos, gregos e romanos. A ideia que marcava o Carnaval medieval era a do “mundo de cabeça para baixo”, isto é, um mundo no qual a ordem das coisas foi invertida temporariamente, sendo essa característica encontrada em uma festa mesopotâmica. Gregos e romanos realizavam festas em homenagem a Dioníso (Baco, para os romanos), e essas festas promoviam bebedeiras e outros prazeres carnais.


Carnaval


Atualmente, algumas cidades se destacam nas festas de carnaval no Brasil, onde esta festividade é considerada uma das maiores do mundo.

No Rio de Janeiro, por exemplo, são os desfiles das escolas de samba e em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade.

No Recife, o bloco "O Galo da Madrugada" que sai às ruas no sábado de carnaval e vagueia pelo centro da cidade, já entrou para o livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo.


Carnaval


Em Olinda, o destaque fica para os bonecos gigantes, que desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.

Corte real

Corte real carnavalesca é o nome dado ao cortejo do carnaval, composto pelo Rei Momo, rainha e princesas do carnaval.

O Rei Momo é considerado o dono do Carnaval, quem comanda a folia. possuindo uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Vindo da mitologia grega, é filho do sono e da noite, sendo expulso do Olimpo porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades.
Rainha e princesas são o trio de beldades que compõe o cortejo real e, ao lado do Rei Momo, abre as festividades carnavalescas.





A indústria do carnaval, o nome dado ao conjunto de atividade para produção de fantasias, adereços, e materiais para os carros alegóricos, movimentou cerca de 6,25 bilhões de reais e gerou mais de 20 mil empregos em 2018. Só as escolas de samba do grupo especial gastam cerca de 100 milhões de reais em matéria-prima — sem contar salários e serviços — para pôr seu enredo na avenida.
 

Carnaval

Carnaval Próxima Data: 04 Março 2025

Março 2025
Se
Te
Qu
Qu
Se
Do
 
 
 
 
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
 

Carnaval (Datas)

AnoFeriadoDataDia
2024Carnaval 2024 13 Fevereiro 2024Terça
2024Carnaval 2024 13 Fevereiro 2024Terça
2025Carnaval 2025 04 Março 2025Terça
2025Carnaval 2025 04 Março 2025Terça
2026Carnaval 2026 17 Fevereiro 2026Terça
⬇ Siga-nos
Compartilhar no Facebook