Hoje
Lua Hoje
49%
Lua Hoje
Para adicionar aos favoritos:
Pressione Ctrl + D.

Páscoa

Tempo restante:
309 dias 4:23:18

Depois do Carnaval e dos 40 dias da Quaresma, chega ao calendário litúrgico, a Páscoa. Entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Ressureição, o Cristianismo celebra a semana mais importante do ano: a Semana Santa, que comemora a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

No Brasil, um país de grande tradição católica, a Sexta-feira Santa (morte) e o Domingo de Páscoa (ressurreição) são as datas mais festejadas, com grande conteúdo simbólico. Procissões, missas, rituais, peças de teatro, muitas manifestações rendem homenagem à data, tanto nas grandes cidades, como nos povoados mais remotos.


Páscoa


A liturgia cristã, contudo, deriva de elementos da tradição judaica.
O termo hebraico Pessach significa “a travessia” ou “passagem” e, tradicionalmente, designa o momento em que o povo hebreu, guiado por Moisés, saiu da escravidão no Egito e atravessou o Mar Vermelho em direção à Terra Prometida. As bases do ritual da páscoa judaica podem ser verificadas no capítulo 12 do livro do Êxodo. O acontecimento da libertação dos hebreus do jugo egípcio ocorreu na época da primavera, de modo que, desde então, em toda primavera sacrificava-se um cordeiro como oferenda ao Deus que os havia libertado.

Com o tempo, no início da formação da cristandade, alguns grupos da Igreja Primitiva davam continuidade ao ritual judaico (incluindo o sacrifício do cordeiro), enquanto outros rejeitavam essa prática, pois interpretavam que Cristo era o símbolo do último cordeiro (o cordeiro e filho de Deus), que foi enviado como vítima para a remissão dos pecados e salvação dos homens.





Quais são as tradições da Páscoa no Brasil?

Embora a tradição de não comer carne na Sexta-Feira Santa seja uma forma menos agressiva de representar o jejum, muitos brasileiros gostam de usar essa data para se reunir com a família e prepara uma verdadeira comilança. Fazer almoços com pratos a base de bacalhau, outros peixes e receitas sem carne na Sexta-Feira Santa são tradições em muitas famílias.

Já o Domingo de Páscoa, é marcado pelos Ovos de Páscoa de chocolates presenteados a familiares e amigos com os dizeres de "Feliz Páscoa". Esses ovos podem ser feitos em casa ou comprados e começam a ser vendidos um pouco antes do Carnaval. Alguns podem vir com brinquedos dentro e outros com bombons.


Páscoa


Para as crianças, existe a tradição do coelho da Páscoa, que no imaginário infantil é quem entrega os ovos. Dessa forma, muitas famílias preparam "pistas do coelhinho" para que as crianças cacem os ovos na manhã do domingo. O resto do dia é celebrado em família com algum almoço especial e nesse caso a carne está liberada. Os brasileiros adoram um um bom churrasco no dia da Páscoa.


Páscoa


A tradição da Páscoa nas diferentes regiões do Brasil

Sul

No Paraná, imigrantes e descendentes ucranianos fazem a paska, um pão caseiro que deve receber uma benção na primeira missa do domingo. Outra tradição são as pêssankas, ovos decorados à mão. Os traços desenhados significam bons desejos para o presenteado.

Sudeste

A tradição da malhação de Judas foi trazida pelos portugueses para toda a América Latina e consiste em bater num boneco forrado de serragem pelas ruas e depois atear fogo a ele.

Centro-Oeste

Em Pirenópolis, na Semana Santa, as ruas do centro histórico e os casarões do século XVIII são palco das encenações dos rituais da morte e da ressurreição de Cristo. O destaque fica por conta das belas imagens e dos paramentos usados pelos fiéis nas procissões.

Nordeste

Três pratos são muito tradicionais na Páscoa do Nordeste. O primeiro deles é o quibebe, um tipo de purê de jerimum, consumido na Sexta-feira Santa. O segundo é o arroz de coco (cozido com leite de coco). E o mais emblemático é o feijão de coco, servido em forma de um caldo bem grosso.

Norte

A Procissão do Senhor Morto é realizada por todo o país. O Cristo morto é carregado em procissão. Durante a caminhada, as pessoas que têm algum problema de saúde medem a parte do corpo de Cristo relativa à doença com um pedaço de barbante.
 

 

 

 

 

 

 

Páscoa

Páscoa Próxima Data: 20 Abril 2025

Abril 2025
Se
Te
Qu
Qu
Se
Do
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
 

Páscoa (Datas)

AnoFeriadoDataDia
2025Páscoa 2025 20 Abril 2025Domigo
2026Páscoa 2026 05 Abril 2026Domigo
2027Páscoa 2027 28 Março 2027Domigo
2028Páscoa 2028 16 Abril 2028Domigo
2029Páscoa 2029 01 Abril 2029Domigo
⬇ Siga-nos
Compartilhar no Facebook